UPAS de CG realizam mais de 76 mil atendimentos no primeiro semestre

As Unidades de Pronto Atendimento de Campina Grande (UPAs) realizaram juntas 77.549 atendimentos de janeiro a junho deste ano. A UPA do Alto Branco atendeu 41.136 pessoas e a unidade do Dinamérica realizou 36.413 atendimentos nos seis primeiros meses do ano.

A maioria dos casos continua sendo de pacientes com problemas clínicos, seguidos dos pacientes com problemas ortopédicos e dos atendimentos pediátricos. As duas unidades contam com setor de classificação de risco e a maioria dos casos é classificada como “verde”, o que significa que são pacientes com pouca gravidade.

Apesar disso, as duas UPAs são equipadas com alas vermelhas para casos graves. A inauguração da UPA Dinamérica, em 2017, ajudou a desafogar a UPA do Alto Branco e aumentou a capacidade de atendimento na cidade. Antes, a unidade realizava quase 60 mil procedimentos por semestre e, agora, realiza pouco mais de 40 mil. Somando as duas unidades, o número passa de 76 mil.

“Isto significa dizer que nós melhoramos a qualidade do atendimento porque é atendimento um número menor em cada unidade com o mesmo número de equipes e profissionais, o que favorece o atendimento humanizado. E, ao mesmo tempo, também aumentamos o número de pessoas atendidas com a abertura da nova UPA”, explicou a secretária municipal de Saúde, Luzia Pinto.

A UPA 24h Dr. Maia, do Alto Branco, é de porte III, tem três médicos em cada turno do dia, totalizando nove profissionais diariamente, sendo clínicos gerais, ortopedista e pediatra. São mais de 50 funcionários, 19 leitos da ala amarela, 5 da ala vermelha e 2 de isolamento, sala de classificação de risco, farmácia, sala de raio-x, sala de imobilização e sutura, laboratório e o serviço de telemedicina, para consultas especializadas e exames de eletrocardiograma.

A UPA 24h Adhemar Dantas, do Dinamérica, é de porte II, tem onze leitos de observação, três leitos de ala vermelha, e mais dois leitos extras para casos de urgência, tem sala para inalação e consultórios, 16 poltronas de medicação, sala de raio-x e eletrocardiograma. A unidade funciona com 3 médicos clínicos em cada turno.

CODECOM

Paulo Pessoa Autor

Deixe uma resposta