Data-base e feriado do comerciário seguem indefinidos em CG

A data-base para o reajuste salarial dos comerciários de Campina Grande ainda não foi definida. De acordo com o sindicato da categoria, outro problema é que o dia do comerciário 2019, que é feriado para os trabalhadores, também ainda não tem data marcada. O sindicato sugere que a data seja fixada este ano na terceira segunda-feira de setembro, ou seja, dia 16. Sobre a data-base, a ideia é que o aumento anual aconteça no dia primeiro de julho. Porém, só uma reunião com a classe empresarial, marcada para o próximo dia 29, deve definir as duas questões.

O problema é que quatro reuniões já foram realizadas e nada foi definido, segundo o Sindicato dos Comerciários. De acordo com o presidente do sindicato, José do Nascimento Coelho, depois da reforma trabalhista a categoria vem enfrentando uma série de dificuldades para manter conquistas consideradas históricas. “Infelizmente não se chegou a um consenso após quatro reuniões. Após a reforma, que favoreceu apenas a classe empresarial e trouxe retrocessos para o trabalhador, criou-se uma insegurança jurídica muito forte”, disse.

Ele lembrou que o trabalhador vai precisar se mobilizar enquanto categoria caso não queira continuar sendo prejudicado. “Com essa agenda, onde vale mais o emprego do que o direito, o trabalhador precisa lutar e defender seus direitos”, completou.   

Paulo Pessoa Autor

Deixe uma resposta