Cubati registra uma das maiores chuvas da história

Em Cubaí, Curimataú paraibano, uma das maiores chuvas da história do município foi registrada durante o final de semana. A precipitação aconteceu no sábado, entre 17h e 19h, e segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA) foi de 145,5 milímetros.

A ação das águas provocou a queda de postes e árvores, além de um muro do ginásio da Escola Municipal Padre Simão Fileto. Na zona rural, a água também destruiu completamente a “Estrada da Betonita” no trecho do Riacho do Feijão. A estrada para o assentamento São Domingos também ficou parcialmente destruída, além de outros trechos de estrada da região, principalmente onde passam riachos.

Mas a água também foi responsável por uma grande recarga de mananciais. O Açude do Estado estava seco e atingiu cerca de 50% da capacidade máxima. Foi a mesma situação do Açude dos Venâncios, que fica em São Gonçalo e no passado foi responsável pelo abastecimento de Cubati. O reservatório tem capacidade para 5 milhões de metros cúbicos. O açude do assentamento São Domingos também recebeu uma significativa recarga.

Para auxiliar a população, especialmente da zona rural, a Prefeitura Municipal de Cubati disponibilizou máquinas que trabalharam durante todo o domingo para salvar pequenos reservatórios. Ao longo da semana, o trabalho de recuperação das estradas deve ser intensificado.

Paulo Pessoa Autor

Deixe uma resposta