Campinenses devem fazer cadastramento para atendimentos em saúde

A Secretaria de Saúde de Campina Grande está realizando o cadastramento de todos os moradores da cidade na Rede de Atenção Básica em Saúde do município. A medida é uma determinação do Ministério da Saúde e toda a população precisa realizar o cadastramento.

O cadastramento é rápido, simples e pode ser realizado em qualquer Unidade Básica de Saúde, Centro de Saúde ou Policlínica. O ideal é procurar a unidade onde o morador já é atendido normalmente, ou a mais próxima da sua casa. Do total de 407 mil pessoas no município, a Secretaria de Saúde já realizou o cadastramento de 283.403.

“Todos os moradores devem fazer esse cadastramento, mesmo aqueles que acreditam que não utilizam a rede do SUS, porque isso vai permitir fazer o referenciamento da sua unidade de saúde e, qualquer serviço que você precisar, saberá qual é o posto de saúde onde você é cadastrado. E mesmo com plano de saúde, diariamente as pessoas precisam da atenção básica, seja para tomar as vacinas das campanhas ou para trocar uma sonda ou fazer um curativo”, explicou a diretora de Atenção à Saúde, Edna Guedes.

A medida é necessária para atender à portaria do Ministério da Saúde, que remodela o sistema de financiamento da atenção primária. Atualmente, os recursos são fixados com base no número de moradores da cidade e passarão a ser estabelecidos com base no número de usuários cadastrados.

As pessoas precisam levar apenas CPF e o comprovante de residência para fazer o cadastramento. A Secretaria de Saúde também vai disponibilizar pontos de cadastro espalhados pela cidade em locais como shoppings e o Terminal de Integração.

Paulo Pessoa Autor

Deixe uma resposta