Secretaria de Saúde de CG diz que caso suspeito de Covid-19 está sob controle

A Secretaria de Saúde de Campina Grande confirmou na tarde desta segunda-feira (9) que o município registrou o primeiro caso suspeito para o novo coronavírus (Covid-19). Contudo, a situação está sob controle de acordo com a secretaria. O paciente, um homem de 37 anos, foi atendido seguindo os critérios do Ministério da Saúde e não há risco de proliferação da possível doença. Ele está passando por um quadro de isolamento domiciliar até o resultado dos exames, que deve sair em 72h.

O paciente esteve na Espanha e com histórico de passagem pela Itália. O homem foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento do Alto Branco (UPA 24h), colocado em isolamento e os profissionais realizaram a coleta de material para enviar para análise e posterior confirmação ou descarte.

“O paciente apresentou queixa de febre, cefaléia, tosse e astenia, mas sem queixa respiratória”, explicou o diretor da UPA, Giovanny Roncally. Os dois acompanhantes do paciente na viagem também estão sendo monitorados pela Direção de Vigilância em Saúde.

Atualmente existem três casos suspeitos da doença na Paraíba, dois em João Pessoa e um em Campina Grande. Cinco casos suspeitos já foram descartados. No País, já são 25 casos confirmados, entre eles um no Estado de Alagoas.

Orientação e estrutura

A Secretaria de Saúde reforça as orientações para as pessoas e também para os profissionais de saúde. Os casos considerados suspeitos são somente daquelas pessoas que apresentarem os sintomas da doença e que tiverem viajado para algum país da Europa, da América do Norte ou da Ásia, nos últimos 14 dias, ou que tiveram contato com alguém que tenha viajado para essas áreas nesse período.

As pessoas que se encaixarem nesse perfil devem procurar as UPAS. O Hospital Municipal Pedro I é a referência em casos indicados para a internação, o que não é necessário nesse momento. O hospital foi equipado com quatro leitos, sendo dois de UTI e dois de observação.

Paulo Pessoa Autor

Deixe uma resposta