Boqueirão está a menos de cinco metros da cota de sangria

O açude Epitácio Pessoa, Boqueirão, amanheceu com um aumento de 34 centímetros na lâmina de água nesta quinta-feira (26) em relação a ontem. O reservatório que abastece Campina Grande e mais 19 cidades está a menos de cinco metros da cota de sangria. Faltam precisos quatro metros e sessenta e um centímetros para o reservatório começar a sangrar.

Hoje Boqueirão está com 61,3% da capacidade total, o que corresponde a 285.799.292 metros cúbicos de água, de acordo com dados do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS). Somente este mês o açude já recebeu uma recarga de oito metros e trinta centímetros, a maior recarga para um único mês dos últimos anos.

Mais recarga

A chance do açude sangrar nos próximos dias é cada vez mais palpável. É que o Açude Manoel Marcionilo, que fica em Taperoá e tem capacidade para 15 milhões de metros cúbicos pode começar a sangrar a qualquer momento e a água seguirá através do leito do Rio Taperoá até Boqueirão. Outro fator que pode acelerar o processo são as chuvas frequentes na região do Cariri.

Veja imagens do açude Manoel Marcionilo na manhã desta quinta-feira clicando abaixo:

Paulo Pessoa Autor

Deixe uma resposta