Veja o quanto a Paraíba mudou da primeira até a vigésima avaliação do Plano Novo Normal; Confira fotos dos mapas

Desde 15 de junho de 2020 a Paraíba avalia quinzenalmente a situação dos 223 municípios em relação a pandemia da Covid-19 através do Plano Novo Normal. De lá pra cá, já foram feitas vinte avaliações com a última tendo sido divulgada neste sábado (6). O panorama mostra que 95% (211) dos 223 municípios estão classificados em bandeira laranja, uma das mais restritivas. Outras oito cidades (4%) estão em bandeira vermelha, a pior, e quatro (1%) estão em bandeira amarela, a mais próxima da normalidade de atividades diante do cenário de infecções e ocupação de leitos. De acordo com a vigésima avaliação, nenhum município se encontra em bandeira verde, que é a com baixos níveis de contaminação e ocupação de leitos.

Se fizermos um comparativo com a primeira avaliação, que foi feita pouco antes de um dos maiores picos da pandemia no Estado (julho), vamos perceber uma situação bem diferente. Naquela época eram 126 cidades em bandeira laranja, 82 em bandeira amarela, 14 em bandeira vermelha e uma em bandeira verde.

Um dos melhores momentos da Paraíba em relação a essa avaliação, que é feita pelo Estado, foi na décima primeira, quando a Paraíba tinha 179 municípios em bandeira amarela, 31 em bandeira verde, apenas 13 em bandeira laranja e nenhum em bandeira vermelha. Esse período compreende ao final de outubro e início de novembro.

Confira a evolução dos casos de Covid-19 e ocupação de leitos no Estado a partir dos mapas das vinte avaliações:

 

Paulo Pessoa Autor

Deixe uma resposta