PREOCUPANTE: CRM constata 100% de ocupação de leitos de UTI no Sertão e em hospital referência de Campina Grande

Um levantamento feito pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), nesta terça-feira (18), aponta algo extremamente preocupante: 100% de ocupação de leitos de UTI/Covid no Sertão da Paraíba e em dois hospitais de Campina Grande, entre eles o Hospital de Clínicas, que é uma das referências no enfrentamento a doença e opera em sua capacidade máxima.

A unidade está com todos os 60 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados. O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) também estava com 100% de ocupação na UTI, que dispõe de 10 leitos. O levantamento mostra que outras unidades de saúde da cidade ainda possuem leitos disponíveis: dos 186 leitos de UTI Adulto Covid instalados (públicos e privados), 128 estão ocupados, restando 58 disponíveis. Destas vagas, 48 são em hospitais públicos e 10 em privados.

O levantamento considerou os leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19 em nove unidades de saúde, sendo seis públicas e três privadas. As públicas são: Hospital Universitário Alcides Carneiro, Hospital de Clínicas, Hospital Pedro I, Hospital de Trauma, UPA Alto Branco e Isea (exclusivo para gestantes). As privadas: João XXII, Antônio Targino e Santa Clara.

O levantamento mostra que os leitos de enfermaria também estão com alta ocupação, ficando um índice geral de 78%. O Hospital Pedro I estava com todos os 99 leitos de enfermaria ocupados e a UPA Alto Branco com 17 dos 19 leitos com pacientes internados. Do total de 256 leitos de enfermaria instalados nas unidades de saúde observadas pelo CRM-PB, 199 estavam ocupados, restando 57 leitos disponíveis nesta terça (18).

Sertão

Os hospitais referência para o tratamento da Covid-19 no Sertão paraibano estão com todos os 75 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ocupados. Nas enfermarias, dos 75 leitos instalados, 64 estão ocupados, restando onze leitos disponíveis. Os dados foram levantados pelo Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB), nesta terça-feira (18).

O levantamento do CRM-PB analisou cinco unidades de saúde referência Covid no Sertão paraibano. Os leitos de UTI registram os seguintes percentuais de ocupação: Hospital Regional de Patos 100%; Hospital Regional de Cajazeiras com 100%; UPA de Cajazeiras com 100%; Hospital Regional de Pombal com 100% e Hospital Regional de Piancó 114%.

Nas enfermarias, a situação é semelhante, com 91% de ocupação. Há dez vagas no Hospital de Patos e uma no de Cajazeiras, mas no de Piancó o número de pacientes internados é superior à sua capacidade. As ocupações de enfermaria estão com estes índices: Hospital Regional de Patos 70%; Hospital Regional de Cajazeiras 95%; UPA de Cajazeiras 100%; Hospital Regional de Pombal 100% e Hospital Regional de Piancó 133%.

Paulo Pessoa Autor

Deixe uma resposta