Caso suspeito de varíola dos macacos é registrado na Paraíba

O secretário executivo da Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, detalhou, na noite desta sexta-feira (29), a situação de um caso suspeito de varíola dos macacos na Paraíba.

Em entrevista ao programa Hora H, apresentado pelo jornalista Wallison Bezerra, na Rede Mais Rádio, o médico disse que o paciente de aproximadamente 30 anos e que é de João Pessoa, apresenta os sintomas característicos da doença.

“Apresenta lesões bolhosas em todo corpo e região genital. Acompanhado de febre, dores nos gânglios, prostrações e mal estar”, explicou Bezerra

O homem foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento da Capital paraibana. Após ser avaliado por um especialista, ele foi encaminhado para exames que possam apontar para a varíola dos macacos. Os exames feitos na Paraíba descartaram que possa se tratar de um caso de catapora ou sífilis. O material foi mandado para análise da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, e a Saúde aguarda o resultado, que deve sair em até 10 dias.

O paciente começou a apresentar os sintomas após fazer recentemente a uma viagem à uma praia no Rio Grande do Norte, o que aumenta mais a suspeita de que possa se tratar da nova doença.

“Havia ali turistas de vários países da Europa. A Secretaria Estadual de Saúde junto com a Secretaria Estadual de Saúde juntamente com a Vigilância em Saúde do Município de João Pessoa está acompanhado esse paciente que se encontra bem em isolamento domiciliar com quadro estável e sem a necessidade de hospitalização até um diagnóstico”, acrescentou.

Todas as pessoas que entraram em contato com o suspeito também serão acompanhados pela Saúde.

MaisPB

Paulo Pessoa Autor

Deixe uma resposta